O Jardim Zoológico de Lisboa é um zoo em Sete Rios, Lisboa, que reúne um conjunto representativo de todo o planeta.
O Zoológico de Lisboa conta com cerca de 2000 animais de 332 espécies diferentes divididas por:
- 114 mamíferos
- 157 aves
- 56 répteis
- 5 anfíbios
- 1 coleção de artrópodes
Tendo sido inaugurado em 1884, o zoológico já teve várias localizações, no seu início situava-se no Parque de São Sebastião da Pedreira, passando mais tarde (1894) para os terrenos de Palhavã (onde atualmente se situa a Fundação Calouste Gulbenkian) e por fim, em 1905, chegou à sua atual localização, em Sete Rios, mais propriamente na Quinta das Laranjeiras.
A ideia inicial para a criação do zoológico em Lisboa remonta a 1882. Na altura, não existia na Península Ibérica um parque dedicado à flora e à fauna, embora já tivesse existido tanto em Portugal como na Espanha as chamadas menegeries reais (coleção particular de animais vivos em cativeiro, geralmente selvagens e exóticos).
Quem acabou por tornar a ideia de criar um zoológico numa realidade foi o Dr. Van Der Laan (proprietário do maior aviário do país na época), Bento de Sousa, Dr. Sousa Martins e May Figueira. Juntos decidiram criar uma sociedade zoológica e de aclimação de animais e plantas similar à existente em França e Países Baixos.
Atualmente as atrações do Jardim Zoológico de Lisboa passam por:
- Baía dos Golfinhos – É composta por 3 piscinas com 6 metros de profundidade e 36 metros de diâmetro e conta com 4 exemplares de golfinhos nariz de garrafa. O espétaculo tem a duração de 1 hora e conta também com a participação dos leões marinhos.
- Teleférico – Dá uma volta completa ao parque num circuito em forma de triângulo e atinge a altura máxima de 20 metros, possibilitando ao visitante uma vista diferente pelo Jardim Zoológico, durante 20 minutos.
- Parque Arco-Íris – É uma gaiola grande que foi criada em 2001 e permite a interação com as aves que lá habitam.
- Bosque Encantado: aves em voo livre – Apresentação de aves dos sete continentes.
- Comboio – Quem tem dificuldades de locomoção ou se sente cansado pode fazer a visita apanhando o comboio à entrada do parque.
- Alimentação dos Pelicanos – Para além destas aves serem alimentadas, são apresentados vários factos durante a apresentação.
- Quintinha – Dá a possibilidade de estar em contacto com a vida rural e os animais de quinta podendo existir interação com os animais, alimentação dos mesmos e ainda observação do cultivo de vários produtos hortícolas.
- Bosque Encantado: Cobras e Lagartos – Esta apresentação oferece informações acerca dos répteis com uma amostra de tartarugas, iguanas, crocodilos e uma pitão.
- Reptilário – Possui uma coleção de répteis provenientes de todo o mundo.