Apresentação do Velociraptor
O Velociraptor (palavra que pode ser traduzida para português como ‘ladrão veloz’) foi um pequeno dinossauro terópode, que viveu na Ásia Central há cerca de 80 milhões de anos, já no final do período Cretáceo. Os fósseis do velociraptor foram encontrados na Mongólia Central.
Era um animal bípede de pequenas dimensões e tinha uma dieta carnívora. A sua altura não iria além dos 0,5 metros, mas atingia os 2 metros de comprimento devido à sua longa cauda. O seu peso é estimado é de apenas cerca de 15 kg. A sua pequena estatura era contudo compensada pela extrema agilidade e pela grande velocidade que atingia com a ajuda das suas delgadas patas traseiras. A sua grande mandíbula, equipada com dentes longos e espaçados à frente e em forma de serrilha atrás, bem como as enormes garras nas patas traseiras e dianteiras, também eram úteis para atacar e dilacerar as presas. Alguns paleontólogos defendem que teria penas tal como as atuais aves, embora não voasse. Pensa-se também que caçasse em grupo e que atacasse animais de muito maior dimensão.
Taxonomia: Dinosauria, Saurischia, Theropoda, Neotheropoda, Tetanurae, Avetheropoda, Coelurosauria, Tyrannoraptora, Maniraptoriformes, Maniraptora, Paraves, Eumaniraptora, Dromaeosauridae