Apresentação do Triceratops
O Triceratops foi um dos grandes dinossauros herbívoros ceratopsianos, tendo vivido no final do período do Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos, na região que é hoje a América do Norte. A característica mais distintiva são os três grandes chifres que se acredita seriam utilizados quer para se defender dos predadores, quer para as lutas com os rivais da mesma espécie. Foi esta característica que lhe deu o nome de Triceratops, palavra formada a partir do grego tri + keras + ops, que em português significa três + chifres + cabeça. Foi contemporâneo do igualmente famoso tiranossauro rex, habitando ambos a América do Norte, pelo que é provável terem acontecido confrontos frequentes entre ambas as espécies.
Tinha um comprimento de cerca de 9 metros de comprimentos, 3 de altura e um peso que rondaria as 6 ou 7 toneladas. Os dois chifres maiores, situados logo acima dos olhos, poderiam chegar a 1 metro de comprimento. Uma referência ainda para o seu enorme crânio, por podia chegar a representar cerca de um terço do tamanho total, o qual era adornado por uma espécie de gola que poderia servir para proteger o pescoço ou então para impressionar as fêmeas.
Ao contrário da generalidade dos dinossauros herbívoros com chifres que viviam em grandes manadas na América do Norte, é provável que o triceratops fosse um animal solitário, dado que não foram até hoje encontrados fósseis de grupos deste animal.
Taxonomia: Dinosauria, Ornithischia, Genasauria, Cerapoda, Marginocephalia, Ceratopsia, Neoceratopsia, Coronosauria, Ceratopsidae, Chasmosaurinae