Conceito de Ondas Superficiais
As Ondas Superficiais são ondas sísmicas que se propagam à superfície da Terra e resultam da interferência entre as ondas P e as ondas S (as chamadas ondas volumétricas). É às ondas superficiais que se devem as grandes destruições provocadas pelos sismos.
As ondas de superfície podem ser de dois tipos:
- Ondas R (ou de Rayleigh), formadas por partículas que descrevem um trajectória elíptica vertical retrógrada (de trás para a frente) no sentido do movimento. A sua propagação realiza-se por ondulações semelhantes às ondas do mar. A designação ‘ondas de Rayleigh’ advém do título do físico inglês John William Strutt, Lord Rayleigh, que em 1885 previu a sua existência.
- Ondas L (ou Love ou Lowe), são ondas de cizalhamento, geradas por partículas materiais que se deslocam horizontalmente numa direcção perpendicular à do raio sísmico. A energia destas ondas permanece nas camadas superiores da Terra por ocorrer reflexão interna total, e são altamente destrutivas. A designação ‘ondas de Lowe’ provém do nome do físico inglês Augustus Edward Hough Lowe, que em 1911 desenvolveu um modelo matemático destas ondas.
1838 Visualizações 1 Total