A metalogenia é área da ciência geológica que se centra no estudo e na génese dos fundeadouros ou depósitos minerais metálicos, como o ouro, o diamante e ametista aluvionares, o citrino, o prásio, o quartzo leitoso, assim como a cassiterita que se encontra localizada em aluviões, simples concentrações de manganês interligado ao cobre e a gonditos em rochas sulfetadas, os filoneanos e a turmanina (gemas e minerais de pegmatitos).
Os depósitos inerentes à mineralização são extremamente importantes para a sua origem, evolução histórica e localização geográfica. Corresponde também ao conteúdo presente nas rochas e as suas interligações, as leis e as estruturas que gerem a distribuição de depósitos minerais na crosta terrestre.
No mapa, a metalogenia assinala o local onde se encontram situados as grandes concentrações de minerais, assim como a relação com os acontecimentos geológico-tectónicos. Estes acontecimentos são agrupados e compreendidos e têm como objetivo definir um conjunto de regras. Estas regras têm como principal função realizar a distribuição dos minerais (independentemente do seu tamanho, volume, história ou origem). É importante decifrar as linhas de depósitos de minerais múltiplos, assim como as suas áreas de exploração.
Curiosidades:
http://www.cpmtc-igc-ufmg.org/laboratorios5.htm
References:
https://glosarios.servidor-alicante.com/mineria/metalogenia
https://pt.scribd.com/doc/138356636/METALOGENIA
https://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4921.pdf
http://ppggeo.ufam.edu.br/images/assets/Documentos/DissertacaoKassiaRegina2010compressed.pdf