Descontinuidade de Lehmann

Apresentação da Descontinuidade de Lehmann; localização aproximada desta descontinuidade; razões apresentadas para a sua existência…

Apresentação da Descontinuidade de Lehmann

A Descontinuidade de Lehmann, assim denominadas em homenagem à sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann, designa o interface de transição entre o núcleo externo e o núcleo interno, estando localizada a cerca de 5.150 km de profundidade. Esta descontinuidade foi obtida a partir do comportamento das ondas sísmicas ao atravessarem o interior do globo terrestre: nela, as ondas P aumentam repentinamente a sua velocidade de propagação, o que leva a concluir que esta descontinuidade marca uma transição de um meio líquido e um meio sólido. Por este motivo, é de supor que o núcleo externo seja líquido, enquanto o núcleo interno deverá ser sólido. O facto da parte inferior do núcleo estar em estado sólido deve-se à grande pressão existente no centro da Terra que impede e o ferro e o níquel constituintes do núcleo ficarem em estado líquido, apesar da elevada temperatura.

Descontinuidades Sísmicas
Descontinuidade de Conrad Descontinuidade de Mohorovicic Descontinuidade de Repetti Descontinuidade de Gutenberg Descontinuidade de Lehmann
484 Visualizações 1 Total
484 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.