Descontinuidade de Conrad

Apresentação da Descontinuidade de Conrad; localização aproximada desta descontinuidade existente na crusta terrestre; razões apresentadas para a existência desta descontinuidade…

O que é a Descontinuidade de Conrad

A Descontinuidade de Conrad designa o interface de transição entre a crusta terrestre continental superior e inferior, classificado como descontinuidade de segunda ordem. Esta descontinuidade foi obtida a partir do comportamento das ondas sísmicas ao atravessarem a crusta continental, as quais aumentam descontinuadamente ao atravessarem esta zona. Esta localizada em profundidades entre os 15 e os 20 km de profundidades da crusta continental, não estando presente na crusta oceânica. Além de não estar presente na crusta oceânica, também não está presente em todas as regiões continentais.

Até meados do século XX, a existência desta descontinuidade era justificada pela transição brusca entre as camadas granítica e basáltica da crusta continental. Contudo, a partir da década de 1960, vários geólogos colocaram em dúvida esta justificação, tendo surgido outras, como por exemplo  a existência de regiões de fusão parcial espalhadas um pouco por toda a crusta continental.

Descontinuidades Sísmicas
Descontinuidade de Conrad Descontinuidade de Mohorovicic Descontinuidade de Repetti Descontinuidade de Gutenberg Descontinuidade de Lehmann
435 Visualizações 1 Total
435 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.