O que é uma Região
No âmbito da geografia, o termo Região designa uma área da superfície da Terra com características específicas homogéneas de paisagem, geologia, clima, forma de governo, e outros naturais e/ou humanos, que a diferenciam e limitam das áreas circundantes. Em termos gerais podemos considerar uma região como uma área geográfica que abrange uma paisagem e a sua extensão territorial, onde se entrelaçam de forma harmoniosa componentes humanos e componentes da natureza, sujeita a estágios de equilíbrio e a momentos de evolução.
O conceito de região teve grande desenvolvimento durante o século XIX com a Geografia Regional que surgiu em oposição à Geografia Geral. Apesar da vulgarização actualmente dada na sua utilização, o termo região continua a ser um conceito geográfico polémico e ambíguo, pois existem vários tipos de regiões (naturais, funcionais, polarizadas,…) e várias formas de as encarar. É, por isso, muito vulgar a utilização do mesmo termo para designar espaços muito alargados (por exemplo hemisfério norte e hemisfério sul) ou para espaços muito confinados, ou mesmo a utilização de termos diferentes para designar uma espécie de hierarquias de regiões (por exemplo: região, zona e lugar), mas sem um critério unanimemente aceite. É vulgar ainda a utilização de termos equivalentes para designar aspetos diferentes das regiões, tais como: paisagem (a região que cada um sente e consegue observar); território (a região onde predomina determinado poder administrativo ou político).
A ambiguidade e falta de unanimidade sobre o conceito de região, tem levado muitos geógrafos a substituírem o conceito de região pelo de território geográfico, o qual se refere a uma divisão divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, sejam elas naturais ou administrativas.