O que é a Meteorologia
A Meteorologia [palavra com origem no grego meteoros (acima, elevado) + logos (estudo, conhecimento)] é a ciência que estuda a atmosfera e os processos observáveis que nela ocorrem e que originam o estado do tempo. Distingue-se da climatologia, a qual estuda os fenómenos atmosféricos observáveis apenas em períodos de tempo muito largos.
As variáveis que originam os fenómenos meteorológicos estudados pela meteorologia ocorrem maioritariamente na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera, e são eles a temperatura, a pressão atmosférica, a velocidade e direção do vento, a precipitação, a quantidade e o tipo de nuvens, e a humidade do ar. São essencialmente estas variáveis, bem como as relações entre elas e as respetivas variações ao longo do tempo que determinam o tempo. Para medir estas variáveis e as suas interações, os meteorologistas recorrem a diversos tipos de técnicas, modelos matemáticos extremamente complexos e instrumentos (onde se incluem a estações meteorológicas e os satélites que fotografam a atmosfera).
Os grandes objetivos da meteorologia são a previsão de fenómenos atmosféricos que influenciam as atividades humanas, avaliação do impacto das atividades humanas sobre o meio atmosférico e o fornecimento das informações estatísticas básicas da atmosfera necessárias para planeamento de longo prazo de aspetos como o zoneamento de áreas urbanizáveis a escolha dos materiais de construção.