Apresentação do Mar Vermelho
O Mar Vermelho (também chamado golfo Arábico e ainda mar Eritreu) é um golfo do oceano Índico, localizado entre a península Arábica e a costa leste de África, sendo limitado a norte pela Península do Sinai e a sul pelo Estreito de Bab el Mandeb. Apresenta um formato alongado com um comprimento de aproximadamente 1900 km e a uma largura máxima é de 300 km, resultando numa superfície de aproximadamente 450.000 km2. A sua profundidade média é de cerca de 500 metros, atingindo um máximo de 2.500 metros na fossa oceânica localizada na sua parte central. Banha diversos países, nomeadamente a Arábia Saudita, Djibuti, Egito, Eritreia, Iêmen, Israel, Jordânia e Sudão, e as principais cidades localizadas nas suas margens são Assab, Port Soudan, Port Safaga, Hurghada, Suez, Sharm el Sheikh, Eilat, Aqaba, Dahad, Jeddah e Al Hudaydah. A norte possui dois braços que contornam a Península do Sinai – o golfo de Ácaba e o golfo de Suez, este último ligado ao mar Mediterrâneo através do Canal do Suez, permitindo uma ligação direta com o oceano Índico.
A formação e a configuração deste braço do oceano Índico é o resultado de uma falha tectónica que separa as placas tectónicas da África e da península Arábica, as quais, ao afastarem-se permitiram a invasão da falha pelas águas do mar. Acredita-se que a sua formação tenha tido início há cerca de 30 milhões de anos e que atualmente ainda continue, o que a longo prazo deverá levar à formação de um oceano naquela região.
Atualmente o Mar Vermelho é muito famoso pela espetacularidade da sua vida submarina, que inclui uma vastíssima variedade de espécies piscícolas, incluindo cerca de 300 espécies de tubarões, inúmeras espécies de invertebrados, e cerca de 200 espécies de corais. Esta exuberância faunística fazem do Mar Vermelho um destino turístico muito procurado, em especial para a prática de mergulho.