Conceito de Aquífero (ou Lençol Aquífero)
Um Aquífero é um lençol de água subterrâneo alimentado pelas precipitações e contido em ‘rochas-reservatórios’ porosas e permeáveis ou muito fissuradas. A sua espessura é muito variável, sendo limitada geralmente pela presença de rochas impermeáveis.
Classificação dos aquíferos
Quanto aos seu confinamento
Os aquíferos podem ser classificados de diversas formas, sendo a mais relevante a classificação quanto ao seu confinamento no solo ou subsolo. (i) Quando a superfície piesométrica (superfície em que a pressão da água iguala a pressão atmosférica) se situa abaixo do limite inferior (teto) de uma camada impermeável, o lençol aquífero sobre ela existente é chamado livre; se este lençol livre estiver próximo da superfície do solo e não estiver coberto por uma camada impermeável, trata-se de um lençol freático. (ii) Pelo contrário, se a superfície piesométrica se situa por cima de um teto impermeável, a água de um lençol subjacente encontra-se sob grande pressão e o lençol é chamado confinado ou cativo. Se este lençol brotar ao longo de um furo ou orifício, chama-se artesiano.
Quanto à porosidade das rochas
Outra forma de classificação é quanto à porosidades das rochas onde se localiza, podendo assumir três tipos: (i) aquíferos porosos, composto por rochas sedimentares e solos arenosos, através dos quais a água circula; (ii) aquíferos fraturados ou fissurados, são constituídos por rochas ígneas, metamórficas ou cristalinas, sendo que a circulação da água ocorre entre as fendas ou fraturas; (iii) aquífereos cársticos, são constituídos por rochas carbonárias ou calcárias, as quais também possuem fissuras formadas pela dissolução dos carbonatos, podendo dar origem a grandes cavernas, lagos e rios subterrâneos.