Conceito de Ionosfera
A ionosfera (também designada por termosfera) é uma camada da atmosfera, localizada entre a mesosfera e a exosfera, entre os 85 e os 400 km de altitude. As principais características da ionosfera são a sua elevada temperatura e o facto dos seus componentes se apresentarem sob a forma iónica (plasma ionosférico). A principal razão para a formação de iões na ionosfera são os raios ultra-violeta e os raios X emitidos pelo Sol, os quais, pelo efeito fotoelétrico, introduzem grande quantidades de eletrões livres nesta camada da atmosfera.
É na ionosfera, e mais especificamente numa região da ionosfera designada por magnetosfera, que ocorrem os fenómenos das auroras polares, uma espécie de faixas de luzes coloridas visíveis a altas latitudes, provocadas pela radiação ultravioleta e por partículas carregadas eletricamente.
Uma característica importante da ionosfera é a sua capacidade de reflexão de algumas ondas do espetro eletromagnético, facto que se deve à interação da radiação com os eletrões livres aí existentes. É esta capacidade de reflexão de ondas eletromagnéticas que permite a transmissão intercontinental de ondas curtas – entre o emissor e o receptor, as ondas eletromagnéticas podem ricochetear nas camadas da ionosfera e na superfície da Terra ao longo de milhares de quilómetros.
Camadas da Ionosfera
A ionosfera é formada por quatro camadas principais, designadas por camada D, E, F1 e F2.
- Camada D: é a camada da ionosfera mais próxima do solo; é a que possui menos energia iónica, contudo é a que absorve mais energia eletromagnética, sobretudo durante o dia.
- Camada E: localizada acima da camada D e abaixo da F1, esta camada da ionosfera forma-se apenas durante o dia, dissipando-se à noite; uma das suas particularidade é o facto de ser mais intensa quanto mais perpendiculares forem os raios solares que incidem sobre ela.
- Camada F1: localiza-se entre as camadas E e F2, sendo esta a camada da ionosfera que possui a capacidade de reflexão possui uma função de refletora de determinadas frequências radiofónicas; tal como a camada E, forma-se durante o dia e dissipa-se durante a noite.
- Camada F2: é a última camada da ionosfera, sendo aquela que maior capacidade tem para refletir as frequências radiofónicas, sendo aproveitada para as comunicações em altas frequências de longa distância; o seu surgimento ocorre com o nascer do sol, quando a camada F se divide nas camadas F1 e F2.