Apresentação das Grutas de Batu
As Grutas de Batu são uma série de espetaculares grutas da Malásia, localizadas nos contrafortes da Cordilheira Principal, a cerca de 11 km a norte da capital do país, Kuala Lampur. Existem três cavernas principais, e diversas outras mais pequenas, ricas em calcário, com rochas que se calcula terem aproximadamente 400 milhões de anos.
Para aceder às grutas, que constituem um das grandes atrações turísticas da Malásia, é necessário subir por uma escadaria de 272 degraus escavados na encosta na qual os visitantes são muitas vezes abordados por macacos que lhe tentam roubar objetos. Através das grutas brilhantemente iluminadas e decoradas com coloridas estalactites e estalagmites, penetra-se num templo subterrâneo dedicado ao deus hindu Subrahmanya. Após passar uma gruta denominada ‘Caverna Escura’, encontra-se uma câmara com diversas esculturas hindus.
Todos os anos, em Janeiro ou Fevereiro, as grutas são o cenário das festividades de Thaipuran, nas quais os crentes hindus demonstram a sua fé perfurando o corpo com espetos sem, aparentemente, sentir dor.