O que é a Geomorfologia
A Geomorfologia [palavra formada a partir da junção das palavras gregas geos (Terra) + morfé (forma) + logos (estudo, conhecimento)] é uma ramo da Geografia que estuda as formas naturais da superfície terrestre. Inclui portanto a análise da paisagem e dos processos que a moldam, nomeadamente o estudo dos relevos (montanhas, vales, planícies), rios, lagos, glaciares, costas marítimas, etc. Para isso, recorre as diversos outros ramos da geografia tais como a climatologia, a hidrografia, a pedologia, entre outras, além de receber também os contributos de outras ciências de forma a incluir e compreender o impacto dos fenómenos biológicos, geológicos e antrópicos.
As principais áreas estudadas pela geomorfologia são os acidentes geográficos existentes na superfície terrestre, os impactos ambientais relacionados com as alterações do relevo, a topografia das superfícies, sendo uma área de extrema importância para o planeamento urbanístico e para a engenharia civil, ajudando não apenas a dar maior segurança às construções, mas também a contribuir para a redução dos impactos ambientais da atuação humana.
Um dos primeiros geógrafos a contribuir para o desenvolvimento da geomorfologia foi William Morris Davis que contrapôs a sua teoria da criação e destruição da paisagem, a que chamou o ‘ciclo geográfico’, à teoria então prevalecente que defendia que a criação dos relevos tinha como principal causa as grandes catástrofes. A Morris Davis seguiram-se diversos outros geógrafos e estudiosos, entre os quais Mark Jefferson, Isaiah Bowman e Curtis Marbut, que gradualmente foram consolidando a disciplina.
Ramos da Geomorfologia
Com o desenvolvimento da geomorfologia ao longo do século XX, foram surgindo diversas áreas ou ramos. Os avanços tecnológicos, nomeadamente ao nível dos novos equipamentos de medição, bem como a extraordinário aumento da capacidade de processamento dos computadores, contribuíram também para os enormes avanços desta área da ciência.
- Geomorfologia climática: estuda a influência do clima sobre a evolução do relevo, nomeadamente o efeito dos ventos e da precipitação na modelagem da superfície da Terra.
- Geomorfologia fluvial: estuda as formas e as estruturas do relevo provocadas pela erosão e pela dinâmica dos rios e outros cursos de água.
- Geomorfologia de encosta: estuda os fenómenos produzidos no sopé das montanhas, os movimentos de massas, estabilização de encostas entre outros.
- Geomorfologia eólica: estuda os processos e formas provocados pelos ventos, em especial em áreas ou zonas onde o vento é predominante (desertos, zonas costeiras, etc).
- Geomorfologia glacial: estuda as formações e os processos causados pelos glaciares das montanhas e das regiões polares.
- Geomorfologia estrutural: estuda a influência dos processos geológicos no desenvolvimento do relevo.