Conceito de Fiorde
Um fiorde (do norueguês fjord, que em português significa ‘porto seguro’) corresponde a um antigo vale glaciar que, devido à fusão do gelo, foi invadido pelas águas do mar, sendo muito frequentes nas regiões costeiras da Noruega, da Gronelândia, do Canadá, da Nova Zelândia e do Chile. A sua origem remonta à última era glaciar, quando gigantescos glaciares escavaram profundos vales nas zonas montanhosas costeiras em latitudes mais elevadas. Com o fim da era glaciar há cerca de 10 mil anos, os ditos glaciares recuaram, deixando que as águas do mar invadissem os vales, formando estas formações geomorfológicas tão características.
Alguns fiordes chegam a ter mais de 300 km de comprimento, sendo rodeados por grandes falésias escarpadas, por vezes separadas entre si por poucos quilómetros. Algumas destas falésias podem chegar aos 1000 metros de altura e atingir outros 1000 metros de profundidade, formando paisagens de extraordinária beleza, atraindo inúmeros turistas.
De entre os mais conhecidos fiordes do mundo, destacam-se os fiordes de Milford Sound, de Geiranger, de Oslo e de Naeroy.