O que é uma Cordilheira
No âmbito da geografia, o termo Cordilheira designa um agrupamento de montanhas de um modo geral paralelas ou em escadaria devido a um determinado movimento orogénico ocorrido geralmente no encontro de placas tectónicas. Por vezes a grandes cordilheiras dão origem, através das suas ramificações, a outras cordilheiras, as quais são designadas por cordilheiras secundárias.
As maiores cordilheiras do mundo são os Himalaias na Ásia, os Andes na América do Sul, as Montanhas Rochosas na América do Norte e os Alpes na Europa. Outras cordilheiras de menor dimensão mas ainda assim muito importantes são os Montes Apalaches na América do Norte, os Pirenéus e os Cárpatos na Europa, o Atlas em África, os Urais na divisão entre a Europa e a Ásia, os Zagros na Ásia e a Grande Cordilheira Divisória na Oceania.
A grande dimensão das cordilheiras tem em geral enorme influência no clima das regiões onde se localizam. Podem originar, por exemplo, regiões de chuvas abudantes (caso, por exemplo, de algumas regiões no Norte da Índia, onde as nuvens provenientes do Índico são retidas pelos Himalais) ou regiões desérticas ou semi-desérticas (caso, por exemplo, das regiões centrais dos Estados, influenciada pelas Montanhas Rochosas que dificultam a passagem de humidade proveniente do Pacífico).