Conceito de Belt
O termo Belt é a designação dada nos Estados Unidos da América às grandes áreas agrícolas de monocultura especializada (os chamados cinturões agrícolas, daí a designação belt que em português significa cinto). Geralmente é praticado um tipo de agricultura extensiva, sendo escolhidas as culturas que melhor se adaptam às características do solo e do clima. Exemplo de produtos cultivados nos grandes belts especializados são o trigo, o milho, o algodão, a fruta, a soja, o tabaco e a criação de gado.
Geralmente os Estados Unidos são divididos em três grandes zonas agrícolas: os Green Belts do Nordeste, o Central Belt e os Belts do Oeste.
Nos Green Belts (Cinturões Verdes) do Nordeste, muitas vezes compostos por pequenas propriedades em torno de grandes áreas urbanas, são cultivadas as horto frutícolas. No Nordeste encontram-se também os Dairy Belts (Cinturões Leiteiros) dedicados à criação de gado leiteiro.
O Central Belt, localizado na Planície Central Americana, entre os Montes Apalaches e as Montanhas Rochosas, é composto por enormes propriedades agrícolas de monocultura e inclui três Belts principais: (1) Wheat belt, especializado no cultivo do trigo; (2) Corn belt, especializado no cultivo do milho; e (3) Cotton belt, especializado no cultivo do algodão.
Nos Belts do Oeste são encontrados dois sistemas muito distintos: (1) o Ranching belt onde se localizam as maiores propriedades rurais do país, dedicadas principalmente à pecuária bovina e ovina. (2) os Dry-farming, grandes fazendas típicas do sul da Califórnia, onde se desenvolve a fruticultura (citrinos, uvas, morangos, etc.).