Banco de Areia

Conceito de Banco de Areia

Um Banco de Areia (por vezes também designados por pontais) é um depósito de areias que se acumulam na plataforma continental, geralmente a alguns quilómetros da foz dos grandes rios. Os Bancos de Areia são de forma longa e estreita, podendo atingir vários quilómetros de extensão, e apresentam geralmente um rebordo encurvado relativamente à direcção das correntes. Na base da sua formação estão sedimentos não consolidados, estando em permanente transformação por ação das ondas e das correntes.

O processo de formação de muitos dos bancos de areia não é totalmente conhecido. Acredita-se, contudo, que muitos deles tenham surgido há cerca de 10 mil anos com o fim da era glaciar. O degelo que nessa altura levou à subida do nível das águas do mar, inundou parte do litoral. As elevações antes existente nesse litoral agora inundado passaram a constituir zonas rasas que, com o tempo, foram acumulando areias e outros sedimentos provenientes de grandes rios e transportados pelas correntes, dando origem assim aos bancos de areia que ocorrem um pouco por todo o mundo.

Os bancos de areia podem formar-se também no leito de grandes rios através da deposição de areias que formam pequenas ilhotas fluviais de formato alongado e com direção coincidente com a direção da corrente.

762 Visualizações 1 Total
762 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.