Assoreamento

Conceito de Assoreamento

AssoreamentoNo âmbito da geografia, o termo Assoreamento designa um processo natural de deposição de sedimentos que faz subir o leito de um rio ou de um lago. Por vezes leva ao surgimento de ilhotas e de mouchões, impedindo a navegabilidade e dificultando a passagem da água, provocando transbordamento e inundações em épocas de chuvas, ou até mesmo a alteração do curso dos rios. Do ponto de vista ambiental as consequências do assoreamento podem ser também muito negativas, pois podem levar a alterações drásticas dos ecossistemas, à redução dos níveis de oxigenação da água e ao aumento da poluição.

A remoção da vegetação das margens e das encostas junto dos rios e lagos é a principal razão para os açoreamentos. De facto, ao remover a vegetação das margens, o solo fica sujeito a um processo de erosão mais acelerado, com o próprio rio a retirar sedimentos das suas margens e a depositá-las no seu leito. Da mesmo forma, a desflorestação e a desmatação das encostas (através do corte ou provocada pelos incêndios) facilita o transporte do solo pelas águas das chuvas, o qual acaba depositado no leito de rios e lagos.

601 Visualizações 1 Total
601 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.