Anecúmena (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Apresentação do significado de anecémena (ou anecúmeno); exemplos de regiões anecúmenas que actualmente ainda existem…

Conceito de Anecúmena

O termo anecúmena (ou anecúmeno) designa uma área emersa da superfície terrestre que não seja habitada pelo Homem de forma permanente, opondo-se ao termo Anecúmenaecúmeno que designa uma área onde o Homem já permaneceu no passado ou permanece no presente. As regiões enecúmenas estão geralmente localizadas em desertos, em florestas muito densas, em altitudes muito elevadas ou em altas latitudes onde as condições climatéricas, o relevo, a hidrografia, entre outros, impedem a permanência humana e a prática de actividades como a agricultura.

Naturalmente que, com os avanços tecnológicos tem possível ao Homem ocupar regiões que antes lhe estavam vedadas, levando a que os limites das regiões anecúmenas se reduzam gradualmente.

Alguns exemplos de regiões anecúmenas ainda actualmente existentes são a Antárctica, algumas regiões em torno do Ártico, os cumes das grandes cadeias montanhosas, alguns desertos mais agrestes como o Sahara, e as áreas de floresta mais densa como a Amazónia.

5426 Visualizações 1 Total
5426 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.