Apresentação da Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes é uma grande cadeia de montanhas que domina a costa ocidental da América do Sul, estendendo-se por mais de 7.500 km desde a Venezuela até à Terra do Fogo no sul da Argentina. De aspecto maciço, os Andes apresentam uma estrutura complexa, associando pregas, movimentos verticais e fenómenos eruptivos. A sua formação deve-se ao choque entre as placas do Pacífico e da América do Sul e a sua formação terá ocorrido durante o período Terciário; por ser mais densa, a placa de Nazca penetrou por baixo da placa da América do Sul, causando a elevação do solo na zona de colisão dando origem à cordilheira.
Em termos de extensão é a cordilheira mais comprida do mundo, e os seus principais cumes encontram-se entre os mais elevados do mundo, sendo ultrapassados apenas pelos maiores cumes dos Himalaias. Os seus cumes mais elevados são o Aconcágua (6.959 m), Ojos del Salado (6.891 m), Huascáran (6.750 m), Illampu (6.550 m) e o Chimborazo (6.272 m).
Na parte mais a norte, nos territórios da Colômbia e da Venezuela, a cordilheira ramifica-se e estende-se quase até ao mar das Caraíbas. Na parte central alarga-se, formando um vasto planalto conhecido como Altiplano, o qual abrange território de vários países, nomeadamente Perú, Bolívia e Chile. Mais para sul, a cordilheira volta a estreitar-se, fazendo uma longa fronteira natural entre o Chile e a Argentina.