Conceito de Afluente
No âmbito das geociências, o termo afluente (ou tributário) designa um rio, ribeiro ou qualquer outra linha de água que um rio principal recebe ao longo do seu percurso. Ao afluente de um afluente de um rio principal é dada a designação de sub-afluente deste último. Por exemplo, o Rio Zêzere é um afluente do Rio Tejo enquanto o Rio Nabão é um afluente do Rio Zêzere, sendo, por isso, sub-afluente do Rio Tejo.
A área ou região formada por um rio principal e todos os seus afluentes e sub-afluentes é designada por bacia hidrográfica. Ao ponto em que rio principal e afluente se encontram é dada a designação de confluência.
Em alguns casos é difícil definir qual o rio principal e qual o rio afluente. Por exemplo, por vezes o rio com maior extensão desde a nascente até ao ponto de confluência não é necessariamente o que tem maior caudal; noutras situações a disposição dos rios e a forma como se ligam pode fazer parecer que o rio maior é o que desagua no mais pequeno. Para evitar esta dificuldade, convencionou-se que o rio principal é o que tem maior caudal (máximo ou médio), embora existam algumas exceções devido a classificações diferentes efetuadas no passado.
Confluência entre o rio Tejo e o seu afluente, o rio Zêzere, junto a Constância, no Centro de Portugal