O que é uma Alga
O termo alga tem origem do latim: algae, que em português significa “planta marinha”, sendo o nome comum de um grupo de organismos de origem e com características muito diversas. Uma determinada alga pode ser unicelular (microalga) ou multicelular (macroalga). Estão geralmente associadas a sistemas aquáticos, que realizam a fotossíntese, produzindo energia necessária ao seu metabolismo. Estes organismos vivem geralmente em meio aquático mas também podemos encontrá-los em locais húmidos, especialmente em superfícies expostas à luz solar ou que sejam fotobiontes em fungos liquenizados. Geralmente, têm capacidade de libertar oxigénio e são providos de clorofila.
As algas não possuem vasos condutores de seiva caules, folhas, nem raízes, mas algumas delas apresentam tecidos diferenciados. Por outro lado, apenas as algas verdes apresentam evolução relativamente a plantas terrestres, como as Embriófitas. As restantes algas evoluíram de modo distinto por apresentarem linhas de evolução independentes. Por não constituírem um único grupo de evolução da sua espécie, as algas são definidas pelo seu padrão.
A ficologia ou algologia é a disciplina da biologia que estuda as algas, tratando-se de uma área de especialização da botânica.
References:
https://ecoescolas.abae.pt/outros/seminario/2014/docs/painel_I/4.%20Leonel%20Pereira.pdf