Urodelos

Apresentação do conceito de Urodelos – Urodelos são um grupo de anfíbios, pertencente à ordem Caudata, que se caracteriza por possuírem cauda, corpo (…)

Conceito de Urodelos

Urodelos são um grupo de anfíbios, pertencente à ordem Caudata, que se caracteriza por possuírem cauda, corpo alongado e membros curtos. Fisicamente são semelhantes a lagartos, mas não possuem escamas na pele. São animais relativamente pequenos e têm a capacidade de regeneração dos membros e da cauda, caso estes sejam cortados. São exemplos de urodelos as salamandras e os tritões.

Algumas espécies pertencentes a este grupo são venenosas, possuindo cores vivas como sinal de alerta para avisar os predadores da sua toxicidade, como a salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), existente em Portugal e amplamente distribuída pela Europa. Estes animais possuem uma glândula que excreta veneno localizada na zona do pescoço e do dorso. A toxina libertada é um alcalóide designado por samandrina e, quando ingerida, tem como principais efeitos o aumento da pressão arterial e a ocorrência de convulsões.
Uma espécie de salamandra endémica (que ocorre apenas numa dada região) da Península Ibérica é a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). Esta é uma das poucas espécies de anfíbios que, quando ameaçada por um predador, liberta a cauda e consegue mantê-la em movimento para despistar o predador. Este comportamento é designado por autotomia da cauda.

Como é característico dos anfíbios, os urodelos possuem a pele nua, susceptível à secura, pelo que devem ter a pele permanentemente humedecida. Por essa razão, estes animais habitam zonas húmidas, junto a lagos ou rios. As salamandras aquáticas fazem sucção com as mandíbulas para se alimentarem, enquanto as terrestres colocam a língua para fora e recolhem o alimento.

Entre as salamandras primitivas a fertilização é externa. Nos grupos mais recentes, o macho produz um espermatóforo, cápsula produzida pelos machos de diversas espécies de vertebrados que facilita a transferência de esperma para a fêmea. A fêmea colecta o esperma na cloaca e os ovos são fertilizados internamente.

2966 Visualizações 1 Total

References:

Uma ficha informativa sobre a salamandra-de-pintas-amarelas pode consultada na página:
http://www.charcoscomvida.org/biodiversidade/fauna/anfibios/salamandra-de-pintas-amarelas

Informação adicional sobre a salamandra-lusitânica pode também ser encontrada em:
http://www.charcoscomvida.org/biodiversidade/fauna/anfibios/salamandra-lusitanica

2966 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.