A transesterificação é uma reação de química orgânica com inúmeras aplicações industriais e laboratoriais. A aplicação industrial mais conhecida desta reacção é a produção de biocombustíveis. Em laboratório, a determinação da composição completa em ácidos gordos de um lípido pela análise de cromatografia gasosa também envolve frequentemente uma reação de transesterificação na preparação do óleo. É uma forma conveniente para preparar novos ésteres. Nesta reacção, um éster (RCOOR’) e um álcool (R’’OH) reagem, resultando na formação de um novo éster (RCOOR’’) e um álcool (R’OH). Um exemplo da reação de transesterificação de óleos vegetais está representado na Figura 1.
Na produção de biocombustível a partir de óleos vegetais extraídos por exemplo de sementes, o processamento envolve a reacção de transesterificação. A esterificação separa os ácidos gordos do glicerol e liga-os a um álcool, substituindo a molécula de glicerol. O metanol de origem de combustível fóssil é o álcool mais usado e o hidróxido de sódio ou de potássio são os catalisadores mais comuns. O composto resultante é o éster de metil de ácidos gordos (FAME) e que serve como biodiesel. Como resíduos desta reacção sobra o glicerol (ou glicerina) que pode ser usado em outras indústrias, com aplicações em cosméticos, fármacos, dentífricos, alimentos, plásticos, explosivos, etc
References:
- Schuchardt, U., Serchelia, R., Vargas, R.M. (1998). Transesterification of Vegetable Oils: a Review. Journal of the Brazilian Chemical Society, 9(1): 199-210.
- Schwaiger, H., Pena, N., Mayer, A., Bird, D.N. (2011). Technologies to Produce Liquid Biofuels for Transportation: An Overview. Working Paper 72. CIFOR, Bogor, Indonesia.