Transcritómica

Conceito de Transcritómica: A transcritómica, uma metodologia para compreender a genómica funcional, baseia-se no estudo da expressão de genes…

Conceito de Transcritómica

A transcritómica, uma metodologia para compreender a genómica funcional, baseia-se no estudo da expressão de genes, sendo para tal apenas analisadas moléculas de RNA, produzidas em uma determinada célula ou tecido. Enquanto que o transcriptoma refere-se ao conjunto de todos os transcritos genéticos (RNAs) produzidos por um organismo, ou seja, é o resultado da expressão genética, a transcriptómica é o estudo desse conjunto de moléculas, em um determinado tempo, local ou condição ambiental. O princípio deste tipo de estudos é a associação que se faz entre a condição em que o organismo se encontra e o seu padrão de expressão de genes na mesma condição. Estudos capazes de quantificar a expressão genética são extremamente importantes e nas últimas décadas foram desenvolvidos vários métodos com o objetivo de medir a concentração relativa dos transcritos genéticos. De entre as técnicas mais comuns usadas em estudos de transcriptómica, destacam-se os microarrays de DNA, o PCR quantitativo em tempo real (RT-qPCR) e o Northern Blot.

1010 Visualizações 1 Total
1010 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.