Conceito de Relações Intra-Específicas
Relações intraespecíficas são as relações que ocorrem entre os indivíduos de uma mesma espécie. A relação ocorre entre elementos que possuem uma interação regular, que ocupam a mesma área e usam os mesmos recursos. As relações entre os elementos da mesma espécie têm vantagens e desvantagens; por um lado, estas relações ocorrem sempre que elementos de uma espécie se encontrem próximos, a proximidade entre estes membros contribui para uma maior proteção contra os predadores, no entanto, este fato pode também atrair predadores devido a uma elevada concentração de indivíduos num mesmo local. Por outro lado, a existência de vários indivíduos faz diminuir os recursos utilizáveis por cada um dos indivíduos o que provoca uma competição por esses recursos, favorecendo o controlo populacional da espécie. Como dito anteriormente estas relações podem ser positivas ou negativas tendo em conta os benefícios que os intervenientes da relação retiram desta.
Nas relações positivas os membros da espécie entreajudam-se tornando-as benéficas para todos os envolvidos. Estas relações podem ser denominadas como:
- Colónias
Relação entre indivíduos da mesma espécie, na qual é necessário que exista uma ligação física entre todos os intervenientes. Cada um deles realiza as funções necessárias à sobrevivência da colónia, não sendo possível a nenhum deles viver de forma isolada.
- Sociedades
Relação entre indivíduos da mesma espécie, que por necessidade alimentar ou defensiva se organizaram para que todos os membros sejam protegidos e alimentados. Nesta relação, os seus membros podem viver de forma autónoma, no entanto, beneficiam mais por viverem juntos.
As relações negativas devem-se a uma interação em que um dos intervenientes não beneficia, sendo mesmo prejudicado, pelo outro.
- Competição
Relação na qual os intervenientes da mesma espécie disputam os recursos, uma vez que os recursos são finitos e não existem em suficiente quantidade para sustentar todos os indivíduos, estes são forçados a competir para ver quem fica com os recursos existentes. Esta relação é bastante comum uma vez que a competição ocorre não só pelos recursos mas também pode ocorrer pela necessidade de se reproduzirem, pela necessidade de espaço entre muitos outros fatores.
- Canibalismo
Relação na qual um individuo é morto por outro da sua espécie e servirá de alimento para o que o matou. Esta relação não é tão incomum como se possa pensar, verificando-se em diversas espécies na natureza e não apenas em cativeiro.
As relações intraespecíficas não ocorrem apenas em animais, mas também é possível verifica-las em espécies vegetais assim como em espécies fúngicas e microbianas.