Conceito de Praia
Uma praia é um espaço geológico localizado ao longo da costa litoral onde se acumula material não consolidado (nomeadamente cascalho e areia), compreendido entre a linha de água das marés baixas e o ponto mais elevado atingido por ondas de tempestade. As praias apresentam geralmente um perfil côncavo suave, formato que lhes é dado pela influência permanente das ondas, marés e correntes oceânicas.
Além das praias que se formam nas costas marítimas (praias marítimas), existem também as praias lagunares, que se forma nas costas de lagos por ação das ondas, e as praias fluviais que se formam nas margens dos rios por acumulação de sedimentos transportados de zonas a montante e aí depositados.
Devido à ação permanente das ondas e das marés, as praias são locais dinâmicos, alterado muitas vezes a sua forma e dimensão. Por vezes, após um grande tempestade, a areia de uma praia pode desaparecer completamente. A ação humana pode alterar também drasticamente uma praia – por exemplo, a construção de um paredão na costa, pode alterar a correntes junto à costa, podendo impedir a deposição de areias e levando ao desaparecimento da praia. Acredita-se que aquecimento global e a subida do nível das águas esteva a contribuir também para o desaparecimento de diversas praias um pouco por todo o mundo.