Conceito de Prado
Um Prado é uma área sem árvores ou arbustos, coberta apenas de plantas herbáceas, na sua maioria leguminosas e gramíneas, muitas vezes ceifadas para obtenção de feno ou onde pastam animais. Quando o prado é de grandes dimensões, é-lhe dada a designação de Pradaria.
Os grandes prados naturais são comuns em todos os continentes, sendo contudo predominantes nas zonas frias do norte da Europa, norte centro da Ásia, América do Norte, sul da América do Sul, Austrália e em muitas zonas de África. Caracterizam-se por um tipo de fauna e de flora muito característica, predominando as gramíneas e diversas outras plantas herbáceas, e animais herbívoros de grande e de pequeno porte, muitas vezes acompanhados pelos seus predadores.
Em muitos locais, os prados são muito utilizados para a agricultura, quer para o cultivo de cereais e de forragens para a alimentação animal, quer também e sobretudo para a prática da pastorícia e a criação de gado (principalmente bovídeos, caprinos e ovídeos) em regime extensivo.