Conceito de Pradaria
O termo Pradaria (ou prado) designa um dos principais os biomas que caracterizam o meio ambiente terrestre e que consiste numa área extensa de planície e de vegetação herbácea (gramas e capins com 10 a 50 cm) que existe no interior de regiões continentais a latitudes temperadas, sobretudo na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul (na América do Sul as pradarias são conhecidas por pampas). Em África existe um bioma com algumas características semelhantes, embora sejam encontradas algumas árvores e o clima é mais quente e seco – a savana. Um outro bioma com características semelhantes são as estepes, diferindo estas últimas das pradarias pelo seu clima mais frio e seco.
O animais mais típicos das pradarias são as perdizes, os pombos, várias espécies de aves de rapina, os ratos do campo, as lebres, as raposas, algumas espécies de cabras, os cães-da-pradaria, coiotes, lobos, e alguns mamíferos de grande porte como os bisontes e os veados.
Pelas suas características e tipo de flora, as pradarias são muitas vezes utilizadas para pastagens e criação de gado em regime extensivo, sobretudo bovídeos, desalojando geralmente a fauna nativa, com consequências ecológicas muitas vezes graves.