Plastinação

A plastinação é um processo de conservação de corpos (ou suas partes) que permite preservar tecidos da decomposição de forma duradoura, permanecendo o espécime com um aspeto próximo do seu aspeto in vivo. Os corpos ou órgãos plastinados podem ser utilizados com fins educacionais, de investigação ou demonstração/exposição. Esta técnica de conservação permite o estudo macroscópico de cadáveres sem os incómodos odores ou as mudanças de tonalidade dos tecidos normalmente produzidos por outras técnicas de conservação. Os espécimes plastinados, pela sua aparência próxima dos espécimes vivos e pela sua durabilidade, são um bom material de estudo e de divulgação científica, bem como de sensibilização para os cuidados de saúde. A plastinação de um corpo inteiro requer cerca de 1500 horas de trabalho e é feita aproximadamente ao longo de um ano.

Processo de plastinação

O processo de plastinação foi concebido pelo médico alemão Gunther von Hagens em 1977 e é executado em várias fases:

– introdução de substâncias que eliminam bactérias e interrompem a decomposição natural dos tecidos, seguida de remoção de gordura corporal e tecido conjuntivo;

– dissolução de água e gorduras corporais através da imersão do espécime num solvente (por exemplo acetona);

– impregnação de um polímero que irá substituir o solvente usado na fase anterior. O polímero utilizado pode ser silicone, resinas epoxy ou poliésteres. O espécime a preservar é imerso no polímero e colocado numa câmara de vácuo;

– posicionamento do corpo na posição pretendida;

– cura ou endurecimento do espécime, por ação de gás, luz ou calor, de acordo com o polímero utilizado.

Instituto para a plastinação

Em 1993 Gunther von Hagens fundou o Instituto para a Plastinação, com o objectivo de providenciar exemplares de plastinação para fins educativos e de exposição. É também este instituto que gere o programa de doação de corpos para plastinação, além de promover ações de formação sobre plastinação e anatomia. Entretanto, outros laboratórios começaram também a realizar plastinação.

Referências bibliográficas

The Plastination Process. Disponivel: http://www.bodyworlds.com/en/plastination/plastination_process.html. Acedido 28-07-2018.

The Mothod of Plastination. Disponivel: http://www.bodyworlds.com/en/plastination/method_plastination.html. Acedido 28-07-2018.

– http://www.vonhagens-plastination.com/. Acedido 28-07-2018.

Mission & Objectives. Disponível: http://www.bodyworlds.com/en/institute_for_plastination/mission_objectives.html. Acedido 28-07-2018.

1912 Visualizações 1 Total
1912 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.