Péptidos Antimicrobianos

Conceito de Péptidos Antimicrobianos: Os péptidos antimicrobianos são denominados “antibióticos naturais”, porque são ativos contra um largo…

Conceito de Péptidos Antimicrobianos

Os péptidos antimicrobianos são denominados “antibióticos naturais”, porque são ativos contra um largo espetro de microrganismos, bactérias e fungos filamentosos, incluindo parasitas protozoários e metazoários. Durante as duas últimas décadas, os péptidos antimicrobianos têm sido isolados a partir de animais e plantas, principalmente péptidos catiónicos. No entanto, existem vários tipos de péptidos antimicrobianos com diferentes propriedades químicas que continuam a ser isolados a partir de diferentes espécies vertebradas e invertebradas, assim como a partir de bactérias.

Os péptidos antimicrobianos fazem parte do sistema de defesa de plantas, insetos, peixes, anfíbios, pássaros e mamíferos. A pele dos mamíferos expressa-os durante processos inflamatórios, durante a reparação de feridas, dermatite de contacto e psoríase. Os péptidos antimicrobianos são estudados como possível substituição dos antibióticos. A resistência a antibióticos é hoje em dia um problema preocupante. A relevância dos péptidos antimicrobianos como agentes farmacêuticos é elevada devido ao surgimento de estirpes bacterianas multirresistentes, e a disponibilidade de novas e sofisticadas técnicas para o design, engenharia e otimização destes péptidos.

518 Visualizações 1 Total
518 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.