Pedocal, Solo

Pedocal é o termo que designa solos caracterizados pela precipitação de substância devido à evaporação da água que ascende por capilaridade.

As características de cada solo são consequência, numa primeira instância, das condições climáticas existentes à sua localização. Contudo, a rocha mãe, os organismos que habitam esse solo, e o declive do mesmo influenciam fortemente o tipo de solo. Como consequência da multiplicidade de combinações possíveis entre estes fatores, os solos podem apresentar características e propriedades extremamente variadas. Desta forma existem diferentes tipos de classificação de solos. O primeiro cientista a publicar trabalhos que classificava os solos foi o russo Dukuchaev, em 1883. Este geólogo russo baseou-se nas propriedades observáveis, a maioria das quais resultantes dos processos climáticos e biológixcos da respetiva formação. Uma classificação quem tem por base a vegetação e o clima classifica os solos como pedalfer, pedocal e laterites.

Os solos classificados como pedocal existem em climas temperados secos que apresentam um precipitação média anula inferior a 630 milímetros de chuva. Estes solos, classificados como pedocais, são solos ricos em cálcio resultantes do carbonato de cálcio e outros minerais solúveis. Este tipo de solo é característico de zonas quentes e secas tais como as estepes que rodeiam os desertos. Neste tipo de climas, muita da água do solo é arrastada por capilaridade para a superfície, onde se evapora, depositando as substâncias que transporta em solução, principalmente o carbonato de cálcio. Originam-se, portanto, crustas calcáricas nos horizontes do solo E e C. Quando cementados ou endurecidos, estes depósitos, ou crustas calcáricas, são denominadas caliche ou Kunkur. Estão formações estão presentes em grande quantidade na Austrália e no deserto de Kalari na África Austral e nos Estados Unidos da América. A meteorização química é menos intensa nas regiões secas, pelo que se encontra uma percentagem bastante pequenas de minerais de argila.

O termo pedocal é formado pela junção das primeiras letras da palavra grega para sólo, pédon, com as da palavra cálcio, o elemento químico mais abundante neste tipo de solos. Este tipo de solo não é fértil porque a composição mineralógica e a carência de água, que lhe predominam, não são favoráveis ao desenvolvimento de organismos.

 

2505 Visualizações 1 Total
2505 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.