Conceito de Núcleo (Organelo Celular)
O núcleo é o organelo celular no interior do qual se encontra o material genético que codifica as características do indivíduo. Está presente nas células eucarióticas e ausente nas procarióticas. Dependendo da célula são compostos de carioteca ou membrana nuclear, cromatina, nucléolos, cariolinfa ou nucleoplasma.
A membrana (designada membrana ou invólucro nuclear) – trata-se de uma membrana dupla interrompida por poros através dos quais se estabelece comunicação e ocorrem trocas de material entre o conteúdo do núcleo e o citoplasma.
No seu interior encontram-se os cromossomas, formados por moléculas de ADN e proteínas que lhes conferem uma determinada estrutura. Em cada cromossoma está presente um número variável de genes, os quais codificam as várias características do organismo.
O nucleoplasma consiste numa substância viscosa que preenche o interior do núcleo e envolve os cromossomas, o nucléolo e outras substâncias e estruturas necessárias ao funcionamento do núcleo.
O nucléolo é uma estrutura presente no interior do núcleo e é responsável pela produção de partes dos ribossomas e pela síntese de ARN ribossómico.
É no interior do núcleo que se realiza a primeira etapa da síntese de proteínas – a transcrição. Nesta fase, a partir da informação contida no ADN é formado ARN mensageiro. Este sofre ainda um processamento (processo através do qual são selecionadas as porções de ARN mensageiro que continuarão a participar na síntese proteica), após o qual é transferido para o citoplasma, através dos poros nucleares.