Linha de Wallace

O que é a Linha de Wallace

Linha de Wallace (proposta pelo naturalista Alfred Russel Wallace no séc. XIX) designa uma linha imaginária entre a região do sudeste da Ásia e a região da Austrália que separa a flora e fauna asiática e australiana, a qual se tornou num dos factos fundamentais da biogeografia contemporânea.

Ao estudar e descrever as inúmeras espécies animais e vegetais que habitavam o arquipélago malaio, Wallace observou que em determinadas ilhas do norte do arquipélago as espécies estavam relacionadas com espécies do continente asiático, enquanto nas ilhas do sul as espécies estavam relacionadas com as espécies australianas. Foi a partir destas conclusões que Wallace fez o mapeamento da região delimitando duas regiões com uma linha imaginária biogeográfica que ficou conhecida como ‘Linha de Wallace’. A linha que separa em dois a região inicia-se a sul do arquipélago das Filipinas, passa depois ao longo do estreito entre Bornéu e Celebes, prosseguindo para sul entre Bali e Lombok. A noroeste dessa linha podem ser encontrados primatas, grandes mamíferos carnívoros, insetívoros, faisões, e diversas outras espécies especificamente asiáticas; a sudeste podem ser encontrados catatuas, papagaios, casuares e alguns marsupiais, espécies muito semelhantes às australianas.

Tendo em conta que as duas regiões do arquipélago malaio são muito semelhantes em termos climáticos, Wallace concluiu que “Estes factos apenas podem ser explicados se aceitarmos que existiram grandes alterações da superfície terrestre”, tornando-se esta conclusão num dos importantes contributos para a teoria da deriva dos continentes que viria a ser desenvolvida já no século XX.

Linha de Wallace

983 Visualizações 1 Total
983 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.