Conceito de Lamarckismo
Dá-se o nome de Lamarckismo à teoria formulada no início do século XIX por Lamarck sobre os mecanismos de evolução das espécies.
Lamarck, a par de outras individualidades como Charles Darwin, defendeu a teoria evolucionista (segundo a qual as espécies de seres vivos vão sofrendo modificações ao longo do tempo), por oposição ao fixismo (de acordo com o qual as espécies se mantinham inalteradas). Dentro do evolucionismo foram surgindo diferentes teorias que forneciam diferentes explicações para as alterações que iam surgindo nas espécies vivas.
O Lamarckismo baseia-se essencialmente em dois princípios:
- a lei do uso e do desuso: os órgãos podem desenvolver-se ou atrofiar consoante são mais ou menos utilizados. Um órgão que, por necessidades criadas pelo ambiente onde o ser vivo se encontra, é usado ou estimulado com frequência, irá desenvolver-se mais. Pelo contrário, se um determinado órgão não é utilizado (porque o ambiente envolvente não exige a sua utilização), acaba por atrofiar.
- a lei da herança dos caracteres adquiridos: as características que os indivíduos adquirem ao longo da sua vida devido ao uso ou desuso de certos órgãos são transmitidas aos descendentes.
No caso das girafas, por exemplo, de acordo com esta teoria estes animais terão sentido a necessidade de utilizar ou estimular o pescoço de forma a chegarem à copa das árvores mais altas e assim obterem alimento após se terem esgotado as folhas das árvores mais baixas. Por outro lado podemos aplicar o conceito de desuso às cobras e serpentes, que terão deixado de utilizar as patas que teriam inicialmente e apenas rastejavam para passar em locais mais estreitos. As patas acabariam então por atrofiar. Quer o pescoço mais comprido, quer o desaparecimento das patas seriam então características que iam sendo transmitidas às gerações seguintes.
As ideias de Lamarck começaram a ser contestadas quando se começaram a realizar algumas experiências que demonstraram que as características desenvolvidas pelos seres vivos ao longo da sua vida não são transmitidas à descendência. Apenas as características codificadas pelos genes de cada progenitor são transmitidas aos descendentes. Apesar disso, Lamarck deixou o seu nome na história por ser um dos primeiros a defender o evolucionismo e por ser também um dos primeiros a tentar formular uma explicação para a evolução das espécies, tendo o seu trabalho servido de base para outros evolucionistas.