Apresentação do Filo Kinorhyncha
Existem cerca de cento e cinquenta espécies de animais dentro do Filo Kynorhyncha. Os animais deste grupo vivem em habitats, exclusivamente, marinhos. Podem ser encontrados à superfície ou a vastas profundidades, ocupando os espaços intersticiais das areias marinhas.
O corpo é achatado ventralmente e medem, em média, menos de um milímetro de comprimento. A característica mais importante na diagnose deste Filo é a presença de uma cutícula, sobre a superfície corporal, segmentada, sendo estes segmentos bastante visíveis e identificáveis. A natureza química da cutícula é quitinosa. Existem em todos os indivíduos adultos treze segmentos corporais. O primeiro forma a cabeça, o segundo o colo e os restantes onze, o tronco do indivíduo. A boca, localizada na zona anterior, é rodeada por vários estiletes e espinhos. A cabeça pode-se retrair, totalmente, no colo. Um conjunto de placas cuticulares fecham-se sobre a cabeça retraída. O número de placas é uma característica de classificação taxonómica dentro deste Filo.
Localizada abaixo da cutícula existe a epiderme que apresenta várias glândulas produtoras de muco. Uma camada muscular, inferior à epiderme, é formada por músculos longitudinais, diagonais e dorsoventrais. Para além destes músculos, uma musculatura circular envolve o esófago e o intestino médio. Estes animais são pseudocelomados, e esta cavidade é preenchida por um fluido, quando existe, pois em algumas espécies o pseudoceloma é inexistente.
A alimentação destes animais baseia-se em material orgânico livre ou diatomáceas. Possuem o intestino anterior revestido por uma cutícula, que consiste, basicamente, numa cavidade bucal que filtra a água. Possuem uma faringe e um esófago que comunica com o intestino médio. O intestino médio liga-se ao intestino posterior que comunica com o exterior através do ânus. Por terem duas aberturas no tubo digestivo, este é classificado como completo e estes animais dizem-se protostómios.
O sistema nervoso está inserido na epiderme e é bastante primitivo. Um anel circular nervoso envolve a faringe. Neste anel existe um prolongamento nervoso, o cordão nervoso. Os órgãos sensoriais são compostos por escalídeos, que contêm recetores ciliares e cerdas sensoriais localizadas por todo o tegumento.
Sexualmente as espécies são dioicas, e os ovários, ou testículos, localizam-se no último segmento do tronco. A fertilização é interna. O indivíduo jovem é semelhante ao adulto, embora apresente menos segmentos corporais. A muda de cutícula cessa quando o organismo atinge a fase adulta.
Tradicionalmente este Filo não possui Classes, uma vez que o Filo foi durante muito tempo considerado, ele próprio, uma Classe dentro de outro Filo. Assim, as duas Ordens que continha mantiveram-se com essa denominação.
- Ordem Cyclorhagida – Junta os organismos que possuem entre catorze a dezasseis placas que se fecham sobre a cabeça, localizadas no colo. Possui apenas um Género: Echinoderes;
- Ordem Homalorhagida – Engloba os seres deste Filo que apresentam entre seis a oito placas no colo. O único Género presente é o Pycnophyes.