Conceito de Ictiologia:
Ictiologia é o ramo da ciência dedicado ao estudo dos peixes, o grupo de vertebrados de maior diversidade, com cerca de 32.000 espécies conhecidas.
Por milénios naturalistas têm-se dedicado ao estudo dos peixes, no entanto, as raízes desta ciência remontam ao sistema de classificação dos organismos, concebido por Carl Linne (Linnaeus), e aos trabalhos de Peter Artedi, considerado o “pai da ictiologia”. E em meados do século XIX o anatomista Georges Cuvier produziu a primeira lista de peixes do Mundo, que ainda é uma referência de grande importância para os ictiologistas nos dias que correm. A organização do sistema de classificação, fundamentada no trabalho destes naturalistas, tinha por base a semelhança entre espécies, mas Darwin introduziu o conceito de classificação baseada na relação filogenéticas entre as espécies, agrupando espécies com ancestrais comuns dentro do mesmo género.
Atualmente, os ictiologistas identificam dezenas de novas espécies de peixes por ano, das cerca de 5.000 que se estima que estejam ainda por descobrir.
Referências Bibliográficas
Helfman, G. S., Collette, B. B., Facey, D. E. and B. W. Bowen. 2009. The diversity of fishes: biology, evolution and ecology, 2nd ed. Wiley-Blackwell. UK. 737pp.