Hutchinson, George Evelyn

Biografia de George Evelyn Hutchinson: George Evelyn Hutchinson (Zoólogo anglo-americano) nasceu a 30 de janeiro de 1903 em Cambridge Inglaterra e…

Biografia de George Evelyn Hutchinson

George Evelyn Hutchinson (Zoólogo anglo-americano) nasceu a 30 de janeiro de 1903 em Cambridge Inglaterra e morreu a 17 de maio de 1991 em Londres. Era o filho primogénito de um professor de mineralogia, casou-se três vezes, acabando por superar todas as esposas, que morrem antes dele, tendo a última esposa morrido prematuramente em 1990.

Desde muito cedo Hutchinson demonstrou interesse nos habitats aquáticos, criando os próprios aquários e estudando o ambiente em que as espécies aquáticas se desenvolviam. Os seus estudos académicos centraram-se sobre tudo em áreas como a matemática, as ciências, línguas modernas e história, obteve o seu grau de mestre em Cambridge, mas nunca chegou a obter um doutoramento. Posteriormente várias Universidade atribuíram-lhe doutoramentos honorários devido a tudo o que alcançou na sua vida em particular nos seus estudos sobre lagos de água doce.

Após terminar a sua licenciatura foi para Itália onde estudou polvos. Mais tarde mudou-se para a Africa do Sul onde descobriu o campo da limnologia, passando a interessar-se pelo estudo dos sistemas de água doce, que o tornaram num especialista reconhecido internacionalmente. Ainda em Africa deu aulas na universidade de Witwatersrand, tendo retornado, posteriormente, a Cambridge para obter o grau de mestre. Em seguida mudou-se para Yale onde viveu mais de 40 anos, começou a lecionar na universidade de Yale em 1928.

Os seus trabalhos centravam-se no estudo das condições dos ecossistemas aquáticos em particular de lagos. Estudou, não só os aspetos biológicos, mas também os físicos e químicos relativos às várias condições presentes no ecossistema. Foi um dos primeiros investigadores que determinou a existência de uma relação entre os fatores físico-químicos e os processos e padrões biológicos.

Foi considerado por alguns como o pai da ecologia moderna, uma vez que as suas intervenções nesse campo contribuíram para o que agora é feito em ecologia, além de ser considerado o pai da Limnologia, uma vez que em conjunto com alguns dos seus alunos foi pioneiro nessa área da biologia.

Outras áreas nas quais foi o pioneiro, em conjunto com os seus alunos, são por exemplo: biogeoquímica, paleoecologia, ecologia populacional, ecologia dos ecossistemas entre outras. Alguns dos conceitos que desenvolveu foram: o conceito de nicho ecológico, tendo desdobrado o conceito já existente em dois conceitos (nicho funcional e nicho realizado) e tornou a ecologia mais matemática através da sua teoria matemática para o crescimento populacional, além destes dois exemplos, desenvolveu muitas outras teorias, nos mais variados campos das ciências e em outras áreas do saber.

A sua preocupação com o meio ambiente era demonstrada muitas vezes através dos textos que escrevia. Este escreveu diversos artigos, assim como muitos livros, dos quais podem ser destacados: “The Clear Mirror” (1936), os quatro volumes de “A Treatise on Limnology” (1957, 1967, 1975, 1993) tendo o último sido terminado por diversos especialistas na área após a sua morte, “An Introduction to Population Ecology” (1978) e “The Kindly Fruits of the Earth: Recollections of an Embryo Ecologist” (1979).

Possuía uma voz ativa no mundo da política, pois acreditava que os políticos não possuíam os conhecimentos adequados para resolver os problemas que as populações enfrentavam. Era um cidadão inglês, mas acabou por obter a cidadania americana em 1941.

Socializava não apenas com cientistas das mais diversas áreas das ciências, mas também com especialistas dos mais variados campos do saber como a música, a arte e a literatura, sendo muitas vezes convidado para dar palestras em conferências multidisciplinares.

Recebeu diversos prémios entre os quais destacam-se: o Prémio Leidy pela Academia de Ciências Naturais de Filadelfia (1955), a Medalha Franklin, pelo Instituto Franklin (1979) e a Medalha Nacional para as Ciências (atribuída após a sua morte, em 1991).

552 Visualizações 1 Total
552 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.