Conceito de Holoenzima
Uma holoenzima é constituída pela enzima cataliticamente ativa e pela coenzima (complexo orgânico ou molécula metalorgânica) e/ou iões metálicos ligados. A parte proteica da enzima é chamada apoenzima ou apoproteína. A maioria das coenzimas são derivadas de vitaminas. Um exemplo de uma holoenzima é a RNA polimerase dependente de DNA da bactéria Escherichia coli. Esta holoenzima é um complexo de 5 subunidades principais – subunidades α2ββ’ω – e uma sexta subunidade designada por subunidade σ, que é variável. A apoenzima não tem a subunidade σ. As diferentes subunidades σ permitem o reconhecimento e ligação em diferentes regiões promotoras no DNA. A subunidade mais comum é a subunidade σ70.
Quando as bactérias são sujeitas a stress na forma de calor, observa-se a substituição da subunidade σ70 pela subunidade σ32. Quando esta subunidade se liga à RNA polimerase ela permite que ela seja direcionada para promotores com uma sequência consensus diferente, que controlam a expressão de genes que codificam proteínas de resposta heat shock.
References:
David L. Nelson, Michael M. Cox, (2005) Lehninger: Principles of Biochemistry (4ª Edição), W.H. Freeman and Company (Cap. 6, p. 192, Cap. 26, pp. 998-1001)