Gonadotrofinas

Apresentação do conceito de Gonadotrofinas: Gonadotrofinas ou Gonadotróficas são hormonas glicoproteicas, moléculas proteicas com (…)

Conceito de Gonadotrofinas

Gonadotrofinas ou Gonadotróficas são hormonas glicoproteicas, moléculas proteicas com hidratos de carbono unidos a elas. O significado do seu nome é o seguinte: Gonado devido ao facto de serem hormonas que estimulam a atividade das gónadas e Tróficas porque estimulam a síntese e libertação de hormonas por parte de outra glândula. A sua produção é estimulada pelo hipotálamo através da libertação da hormona libertadora das gonadotrofinas – GnRH -que estimula a hipófise anterior a produzir as gonadotrofinas, que são a FSH e LH que têm como alvo os ovários, no caso feminino, e os testículos no masculino.

A foliculoestimulina, FSH, induz o crescimento e maturação dos folículos ováricos e intervém na secreção de estrogénios. No sexo masculino facilita a espermatogénese, estimulando as células de Sertoli a produzir uma proteína com grande afinidade para a testosterona, a fixação desta nos túbulos seminíferos a uma determinada concentração, estimula a espermatogénese.

A luteoestimulina, LH, estimula a produção de testosterona por parte das células de Leyding. No sexo feminino devido ao seu pico de concentração no final da fase folicular, ela atua sobre o folículo maduro estimulando a sua rutura e consequente ovulação. Estimula também a transformação do folículo vazio em corpo amarelo, que leva à produção de progesterona.

O hipotálamo por intermédio da GnRH atua sobre a hipófise anterior estimulando a produção e libertação de FSH e LH pela hipófise que controlam o funcionamento ovárico e testicular, as hormonas por estes produzidas atuam, por sua vez, sobre o complexo hipotálamo-hipófise, o seu mecanismo de controlo, ou seja, estão envolvidas num mecanismo de retroalimentação.

Existe uma terceira hormona gonadotrófica, a gonadotropina coriónica humana (HCG), é uma hormona embrionária, produzida pelas células do trofoblasto após a implantação, e apesar de quimicamente diferente da LH tem um efeito semelhante a ela, tendo como função manter a secreção de progesterona e estrogénios pelo corpo lúteo, essenciais à manutenção do endométrio durante as primeiras 10 semanas, a partir das quais a produção de hormonas ováricas é assegurada pela placenta. Os elevados valores de HCG também exercem uma retroação negativa sobre o complexo-hipófise impedindo uma nova evolução folicular. São estes elevados níveis da hormona no sangue materno que possibilitam a prova de gravidez através de análises sanguíneas.

1669 Visualizações 1 Total
1669 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.