Apresentação das Fito-Hormonas
Assim como os animais, as plantas também têm compostos químicos endógenos que controlam uma variedade de processos fisiológicos e seu desenvolvimento, assim fito-hormonas, são hormonas vegetais, que medeiam alterações no padrão de desenvolvimento em resposta a fatores ambientais.
Um composto é uma fito-hormona se for eficaz a uma concentração extremamente baixa, for sintetizado num tecido e transportado para um local de ação (local alvo), possuir baixa massa molecular, ser capaz de iniciar uma cascata de acontecimentos e ser percebido por recetores específicos. São produzidas ao nível dos tecidos com células em divisão e transportadas pelo floema.
Em comparação com hormonas animais são menos específicas quer ao nível das células onde atuam ou aos efeitos que provocam, uma reação específica pode ser desencadeada por várias destas substâncias e uma fito-hormona pode induzir várias reações. Cada hormona pode ter diferentes efeitos dependendo da sua concentração, local onde atua, estado fisiológico da planta e equilíbrio entre os diferentes tipos de hormonas.
Sendo que cada tipo inclui várias hormonas, podem ser considerados os seguintes tipos: Auxinas, Giberelinas, Citocininas, Etileno e Ácido Abcísico. Recentemente, Brassinosteróides, Ácido Salicílico e Ácido Jasmónico foram também considerados tipos de fito-hormonas.
- De um modo geral e sintético pode-se afirmar que as auxinas, o primeiro grupo a ser descoberto, estimula o crescimento celular, nomeadamente o alongamento celular e desenvolvimento de raízes.
- As giberelinas, o segundo grupo descoberto, também estimulam a divisão celular e alongamento de células provocando o alongamento do caule, promove a germinação de sementes, influencia a iniciação da floração e crescimento dos frutos.
- As citocininas também envolvidas no crescimento celular regulam componentes específicos do ciclo celular, retardam a senescência e promovem o movimento de nutrientes e expansão celular.
- O Etileno afeta o amadurecimento de frutos, promove a senescência e abcisão foliar levando à quedas das folhas.
- O ácido abcísico regula a maturação da semente, inibe a germinação precoce, mantém o embrião maduro em estado dormente, promove a aquisição de tolerância à desidratação, promove o fecho dos estomas como resposta à secura e a senescência.
O conhecimento sobre hormonas vegetais têm aplicação direta na agricultura, com a utilização de fito-hormonas sintéticas resultando em preços mais baixos e uma maior quantidade de alimentos. Tem ainda outras aplicações como o controlo de amadurecimento de frutos ou, por exemplo, a aplicação combinada de auxinas e giberelinas permite a produção de frutos sem sementes, a aplicação de auxinas é utilizada para impedir a queda de frutos antes do tempo de colheita comercial como maçãs, peras, limão e uvas. A aplicação de giberelinas permite aumentar o comprimento do caule de uvas e tamanho do bago ou a obtenção de frutos de maiores dimensões como as maçãs “Delicious” ou, ainda, ajudar na produção de cerveja, estimulando e acelerando a maltagem em sementes de cevada. A aplicação de citocininas como ação anti-senescente em flores de corte. O uso de Etileno é útil na preservação pós-colheita e no melhoramento de condições de armazenamento de frutos.