Conceito de Esteróides
Do ponto de vista químico, os esteróides são compostos orgânicos lipossolúveis, derivados de triterpenos tetracíclicos que possuem um núcleo peridrociclopentano fenantreno. Do ponto de vista biológico, os esteróides fazem parte um complexo de hormonas e enzimas que interagem de modo a manter a vida humana. São moléculas que estão presentes em quase todas as formas de vida, sendo sintetizadas pelos próprios organismos. No entanto, alguns esteróides são produzidos de forma sintética para fins terapêuticos.
Principais tipos de esteróides sintetizados pelos organismos:
- Colesterol – presente nas membranas celulares e envolvido na síntese de hormonas, sais biliares e da vitamina D;
- Fitoesteróis – presentes nas membranas celulares das plantas;
- Micosteróis – presentes nos fungos;
- Hormonas esteróides – corticosteroides, estrogénios, progesterona, androgénios, entre outras.
Colesterol
O colesterol é produzido pelo nosso organismo e circula na corrente sanguínea. É essencial para diversas funções vitais, tais como a produção de vitaminas e hormonas e a manutenção da fluidez das membranas celulares. No entanto, quando está presente em quantidades excessivas torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Fitoesteróis
São produzidos pelas plantas e são responsáveis pela permeabilidade celular, podendo ser equiparados ao colesterol sintetizado pelos animais. Podem ser utilizados na medicina, na cosmética ou como suplementos alimentares. A sua ingestão em doses controladas tem sido relacionada com a diminuição dos níveis de colesterol em indivíduos com hipercolesterolemia.
Micosteróis
O ergosterol é um esteróide presente na membrana celular dos fungos, com funções semelhantes ao colesterol das células dos animais. Por ser exclusivo deste tipo de organismos, tem sido utilizado como alvo da ação de antifúngicos.
Corticosteróides
Também conhecidos como cortisonas, este tipo de esteróides é utilizado como medicamento anti-inflamatório, reduzindo a inflamação e interferindo com o sistema imunitário. O seu efeito deve-se à sua semelhança com as hormonas produzidas pelas glândulas adrenais. Como qualquer medicamento, os corticosteróides possuem efeitos secundários, que caso a pessoa não tenha atenção poderão afetar seriamente a sua saúde.
Hormonas masculinas e femininas
Os estrogénios e a progesterona (produzidos pelo ovário) estão envolvidos no controle do ciclo ovário, ou seja, no desenvolvimento dos gâmetas femininos, e na regulação do ciclo uterino. São também constituintes das pílulas anticoncecionais. Já os androgénios são hormonas masculinas (mas que também são produzidas pela mulher, mas em menor quantidade) que influenciam as características masculinas, assim como a produção de espermatozóides.
Esteroides anabólicos
Estes esteróides são sintéticos derivados da testosterona, hormona masculina, que promovem o crescimento e divisão celulares e influenciam o desenvolvimento de vários tecidos, especialmente do tecido muscular e do tecido ósseo. Apesar de proibidos em competição, alguns atletas usam este tipo de esteróides de modo a aumentar a massa muscular ou a acelerar a recuperação de lesões. Hoje em dia estão largamente difundidos por quem queira ter uma aparência mais musculada, muitas vezes sem qualquer controlo. No entanto, a sua administração acarreta diversos efeitos colaterais como a atrofia dos testículos e impotência nos homens, o aparecimento de características masculinas (aparecimento de pelos e voz mais grave) e menstruações irregulares nas mulheres, aumento dos níveis de colesterol, problemas no fígado e alterações no ventrículo esquerdo do coração.