Conceito de Espécie Chave
Espécie chave é a designação dada a espécies de grande importância para os seus ecossistemas, estas podem ser plantas ou animais. A ausência destas espécies no ecossistema faz com que este seja alterado de forma dramática podendo mesmo desaparecer, assim como os serviços que lhe estão associados podem deixar de existir. A sua remoção provoca graves problemas no funcionamento dos ecossistemas.
Apesar da sua enorme importância, estas espécies estão sujeitas a pouca pressão por parte do ambiente, pois não representam grande biomassa nem são responsáveis por grande parte da produtividade. Não confundir com espécie dominante que é a espécie que se encontra em maior abundancia no ecossistema.
Na maior parte dos casos, as espécies chave são predadores que auxiliam no controlo das populações de presas, mas podem apresentar outras interações, como o mutualismo. Estas espécies assegurarem também que não ocorram invasões, por parte de algumas espécies, que poderiam expulsar as espécies nativas. Uma vez que o ecossistema não suporta um número ilimitado de indivíduos estas espécies ajudam na manutenção da estabilidade das comunidades.
Por exemplo, se a espécie chave for um predador, este vai controlar a população de presas prevenindo assim que as plantas que são a base da alimentação destas presa não desapareçam completamente. Caso este predador não existisse a população de presas teria um crescimento exponencial que levaria à dizimação das populações de plantas que lhes servem de alimento. A falta de alimento levaria ao declínio da população de presas que poderia mesmo extinguir-se.
A teoria que admite a existência de espécies de grande importância para os ecossistemas surgiu com o zoologista Robert T. Payne em 1969, que se inspirou nas pedras de suporte dos arcos das pontes para descrever as espécies que são fundamentais para a manutenção da estrutura e diversidade do ecossistema. Estas espécies, tal qual as pedras, suportam o ecossistema onde estão integradas.
Alguns exemplos de espécies chave são: a estrela-do-mar, a lontra, o elefante, esquilos, abelhas, jaguar, castor, formigas entre muitos outros seres vivos. As plantas também podem ser consideradas espécie chave, mas normalmente estas estão associadas ao fornecimento de recursos e não ao controlo de população.
References:
- Rutledge, Kim, McDaniel, Melissa. Keystone Especies. National Geographic. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://education.nationalgeographic.com/ education/encyclopedia/keystone-species/?ar_a=1
- Thompson, John N. (2015) Keystone species. Encyclopaedia Britannica. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://www.britannica.com/ EBchecked/topic/315977/keystone-species
- Wagner, S. C. (2010) Keystone Species. Nature Education Knowledge 3(10):51 Consultado em: Maio 11, 2015, em http://www.nature.com/ scitable/knowledge/library/keystone-species-15786127
- (2011). Keystone species. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://www.eoearth.org/view/article/154026/