Conceito de Embriologia
A embriologia é uma área da biologia do desenvolvimento que estuda a evolução do embrião. O desenvolvimento embrionário é iniciado pela fecundação de um ovócito por um espermatozóide e termina com a formação do feto, durante a oitava semana de gestação. Após este período é iniciado o desenvolvimento fetal, terminando com o parto do recém-nascido.
De um ponto de vista geral, o desenvolvimento embrionário pode ser dividido em 3 fases: segmentação ou clivagem, gastrulação e organogénese. A primeira fase corresponde ao desenvolvimento até ao estado de blastocisto, que ocorre durante o percurso do embrião desde o local de fecundação (a trompa) até ao útero. Durante a fase de gastrulação, ocorrem as primeiras diferenciações celulares que levam à formação da gástrula (estado do embrião), que é constituída por três folhetos germinativos concêntricos: a ectoderme, a mesoderme e a endoderme. Por último, a organogénese corresponde à formação dos diversos tecidos, órgãos e sistemas de órgãos que constituem o indivíduo.
Dentro da embriologia é também importante salientar a ciência que estuda as anomalias e malformações que poderão ocorrer durante o desenvolvimento embrionário ou fetal, designada por teratologia. Estas alterações congénitas podem estar associadas a diversos fatores genéticos e/ou ambientais.