Domesticação

Conceito de Domesticação:

É o processo em que se afasta animais ou plantas do processo de seleção natural, manipulando a sua reprodução e colocando-lhos ao serviço do Homem, usando a seleção artificial para tal.

É então o processo que dá origem à enorme variedade de animais domésticos e plantas que o Homem num reduzido intervalo de tempo conseguiu manipular e criar, através da seleção de indivíduos com as características mais desejáveis para os fins pré-definidos como para carne, ovos, leite, ornamentação, etc.

A domesticação nas plantas consiste na procura de grãos ou frutos maiores, perda de dispersão de sementes e decréscimo na quantidade de substâncias amargas. Nos animais procura-se um maior tamanho e fertilidade, menor territorialidade e menor capacidade de apreciação do ambiente.

O maior exemplo será a grande variedade de raças de cães – Canis familiaris – que têm a sua génese em uma só espécie, o lobo – Canis lupus. Em apenas 10 000 anos o homem moldou e originou indivíduos com diferentes aspetos morfológicos e comportamentais dentro da mesma espécie. (ver ‘Domesticação do Lobo‘)

Outros exemplos de domesticação são o gato selvagem e gato caseiro, o muflão e a ovelha, o tarpan e o cavalo, auroque e a vaca, nas plantas o trigo, o milho, o tomate ou o arroz.

A domesticação de plantas e animais é ela própria um exemplo de seleção artificial em ação, conduzida pelo Homem que promove uma evolução da variabilidade das populações animais e vegetais através de cruzamentos planeados.

1255 Visualizações 2 Total
1255 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.