Dendrocronologia (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é Dendrocronologia: A Dendrocronologia é um método científico de datação absoluta de árvores que se baseia no crescimento secundário das mesmas. O método foi…

O que é Dendrocronologia

A Dendrocronologia é um método científico de datação absoluta de árvores que se baseia no crescimento secundário das mesmas. O método foi criado por Andrew Ellicott Douglass, astrónomo norte-americano e fundador do laboratório Tree-Ring Research na Universidade do Arizona em 1937.Dendrocronologia

A base dos métodos dendrocronológicos assenta nas estações do ano. Nas regiões em que existe uma alternância entre as estações mais quentes (Primavera e o Verão) com as estações mais frias (Outono e Inverno), as chamadas zonas temperadas, as árvores crescem em espessura de maneira descontínua. Por esse motivo, nestas regiões, a produção dos seus tecidos, só se faz durante uma parte do ano, nomeadamente na primavera e no verão, o que leva à formação de anéis com o ritmo de um por ano – são os chamados anéis anuais. Este anel de crescimento anual é composto por uma parte mais clara e uma zona mais escura pelo que, ao analisar e contar os sucessivos anéis de crescimento do tronco de uma árvore, é possível determinar com bastante precisão a sua idade, tratando-se assim de uma datação absoluta. Verifica-se, por outro lado, que a largura desses anéis não é constante, variando de ano para ano em cada região de acordo com a variação das condições climáticas: quanto melhores forem essas condições, mais largos serão os anéis anuais e, inversamente, quanto mais desfavoráveis às condições, mais estreitos os anéis. Através da análise desses elos internos é possível assim saber, com relativa precisão, como era o clima durante a formação dos marcadores. Por outro lado, facilmente se constata que os os anéis internos de uma árvore mais recente são comparáveis com os anéis externos de árvores mais antigas. Ao aplicar este princípio de uma forma sucessiva, em árvores cada vez mais antigas, vários estudos dataram árvores com mais de 7000 anos de idade.

As primeiras árvores a serem datadas, aplicando o princípio da Dendrocronologia, foram sequóias. As sequóias são árvores caracterizadas pelo seu grande porte e longevidade. Estas árvores chegam a viver mais de 4000 anos, e podem atingir um diâmetro de cerca de 12 metros. Para além das sequóias, o pinheiro americano e o carvalho permitem a aplicação dos métodos de datação absoluta dendrocronológicos. Estudos feitos nestas espécies permitiram datações, em Inglaterra, até ao ano 491.

Como referido antes, dos aspectos mais importantes, deste método, é o facto do estudo dos anéis de crescimento das árvores, para além de definirem a sua idade, permitem o conhecimento de aspectos relacionados com o clima do passado. Variações na pluviosidade proporcionam mais água e mais nutrientes disponíveis para as plantas. Tais fatores fazem com que nesses períodos de abundâncias nutricionais os anéis de crescimento sejam maiores do que em períodos onde não exista tanta disponibilidade de alimento. Este estudo permite de uma forma bastante precisa elaborar estudos sobre os paleoclimas e uma reconstituição de ambientes passados.

1818 Visualizações 1 Total
1818 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.