Apresentação e caracterização do clima mediterrânico
O Clima Mediterrânico é um tipo de clima temperado, caracterizado por invernos chuvosos, não muito frios, e verões quentes e secos, muito semelhantes aos verões dos climas áridos e semi-áridos. Este tipo de clima está localizado nas margens ocidentais dos continentes, em latitudes aproximadamente entre os 30º e os 40º. Inclui-se neste tipo de clima toda a Bacia do Mediterrâneo (que lhe dá o nome), a Califórnia, parte ocidental da África do Sul, parte central do Chile e a costa sudoeste da Austrália.
Devido às características muito propícias à presença humana, foi nas regiões de clima mediterrânico que floresceram algumas das principais civilizações do mundo antigo. Veja-se por exemplo as civilizações do Egito, do Médio Oriente, da Grécia e de Roma.
A diversidade faunística e florística nas regiões de clima mediterrânico tende a ser muito rica e variada, apesar e estar presente em regiões densamente povoadas. No caso da flora, predominam árvores de médio e grande porte num misto de árvores de folha persistente e árvores de folha caduca, onde se incluem as oliveiras, os pinheiros mansos, os castanheiros, os carvalhos, as azinheiras, os sobreiros, as faias e as nogueiras. Referência ainda para a grande diversidades de arbustos, ervas aromáticas e diversas espécies de gramíneas. Quanto aos animais, a diversidade é também muito grande, embora em declínio devido à forte presença humana. São de destacar espécies como os pequenos roedores, os lobos, os coelhos bravos, as lebres, as raposas, os javalis, os texugos, numerosos répteis, e uma grande variedade de aves, onde se incluem numerosas espécies de aves migratórias.