Os afídeos são insectos de pequenas dimensões. Pertencem ao Reino Animal, ao Filo dos Artrópodes, à Classe Insecta, à Ordem Homoptera e Família Aphididae. Afíedo é, portanto, a designação genérica dada a todos os insectos que pertencem à Família Aphididae.
Os indivíduos adultos podem apresentar formas aladas ou ápteras (sem asas), consoante a espécie. Os afídeos são, vulgarmente, designados de piolhos e caracterizam-se por apresentarem uma forma ovóide, sobretudo naquelas que não possuem asas. Junto à extremidade dorsal do abdómen, na maioria das espécies, existem duas protuberâncias em forma de tubo, uma de cada lado do abdómen, chamadas de cornículos ou sifões. É através dos cornículos que os afídeos segregam e expelem para o exterior substâncias açucaradas ou cerosas, que em alguns casos, podem funcionar como feromonas de alarme, ou como material de revestimento. A armadura bucal é do tipo picadora-sugadora, tanto nos estádios imaturos como nos indivíduos adultos. Têm 2 pares de asas e 3 pares de patas.
O ciclo de vida dos afídeos é constituído por dois tipos de reprodução: sexuada, quando as fêmeas são fecundadas antes de se reproduzirem e assexuada, por partenogénese, quandpo não existe fecundação prévia. Este é o modo de reprodução mais utilizado. O ciclo anual possui uma geração de machos e fêmeas sexuadas que alterna com diversas gerações partenogenéticas. Embora posso ocorrer a existência de dois sexos, em condições ambientais propícias apenas se verifica o aparecimento de fêmeas vivíparas que, por partenogénese, dão origem a novas fêmeas. Quando as condições são desfavoráveis, e variando com a espécie, podem ocorrer duas situações: os afídeos hibernam no seu hospedeiro, sob a forma de ovos de Inverno depositados por uma fêmea ovípara ou dão origem a formas sexuadas aladas que se deslocam para o hospedeiro primário, onde fazem a postura de ovos que ficam em hibernação durante o Inverno.
Os afídeos são muito resistentes às temperaturas estivais e podem chegar a ocorrer sessenta gerações por ano. Têm com as formigas uma relação de simbiose em que estas exploram a melada dos afídeos e estes, por sua vez, são protegidos dos seus inimigos.
Algumas espécies de áfideos são: Myzuz persicae, vulgarmente conhecido por afídeo verde; Macrosiphum euphorbiae, apresentam coloração verde ou rosada; Aphis gossypii, com coloração variável; Aulocorthum solani, de cor verde pálida.