Conceito de Comunismo
No âmbito da sociologia e das ciências sociais em geral, a expressão Comunismo designa uma doutrina económica e social assente no princípio da propriedade colectiva dos meios materiais de produção, sendo o seu lema “a cada um segundo as suas necessidades”.
Apesar das raízes desta doutrina serem muito antigas, foi no séc. XIX, com Karl Marx e com Freidrich Engels, que o comunismo adquire uma nova dimensão. Enquanto nas sociedades pré-capitalistas, a ênfase era colocada na abolição das classes sociais de forma a atingir a igualdade social, Marx e Engels colocam a ênfase na plena satisfação das necessidades de todas as pessoas conseguida pelo aumento da produtividade do trabalho e pela sua maior valorização.
Na prática, o comunismo aplicado em diversos países durante o séc. XX, ficou aquém dos seus princípios doutrinários, tendo-se muitas vezes limitado a regimes políticos baseados na chamada “ditadura do proletariado” e na apropriação dos meios materiais de produção pelo Estado, mas se conseguirem o objectivo da pela satisfação das necessidades individuais.